sábado, 30 de abril de 2011

Submarino vai levar humanos ao ponto mais fundo dos mares


É na mítica Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, que se encontra o ponto mais fundo dos mares. Nada que o submarino Triton 36,000 FOD não possa alcançar.

Não é por acaso que o novo submarino tripulado por humanos dá pelo nome Triton 36,000 FOD. "Triton" deriva do nome da fabricante Triton Submarines, e "36,000" deriva dos 36.000 pés (10,97 quilómetros) de profundidade que o submarino pretende alcançar, estabelecendo eventualmente um novo recorde subaquático. A própria sigla FOD, de Full Ocean Depth (o fundo mais profundo dos oceanos), remete para esse possível marco histórico.

De acordo com a MSNBC, o protótipo do Triton 36,000 FOD já iniciou os primeiros testes.

A nova máquina mais parece uma nave espacial de banda desenhada, mas a verdade é que a capacidade para resistir à elevada pressão provocada pela não menos elevada profundidade resulta precisamente da arquitetura que o Triton 36,000 FOD pretende inaugurar em breve.

O novo submarino, que vai poder transportar três pessoas, terá como habitáculo principal uma grande esfera de vidro borosilicato, que se distingue pela elevada espessura. Por ser esférico, o habitáculo de vidro ganha maior resistência à pressão.

O desenvolvimento do novo submergível deverá orçar mais de 15 milhões de dólares (pouco mais de 10 milhões de euros).

Atualmente, a Triton Submarines está a negociar com potenciais investidores.

Não se sabe ainda quando deverá o novo submarino partir à conquista das profundezas do pacífico.

Até chegar a essa data mítica, será o recorde do "escafandro gigante" que dava pelo nome de Trieste a servir de referência.

Corria o ano de 1960, quando este veículo criado por um consórcio, que juntava investigadores suíços e italianos, ficou a um passo da mítica marca dos 36 mil pés de profundidade (chegou aos 10,911 quilómetros). A bordo seguiam duas pessoas.


Sem comentários:

Enviar um comentário