Plantas encontradas na China podem ser explicação para extinção de algumas espécies de dinossauros
Investigadores acreditam que algumas espécies não se alimentavam de plantas com flores
Observe com atenção as folhas e flores preservadas na imagem acima. É possível que talvez - e apenas talvez - elas tenham tido um papel indirecto na extinção de grandes espécies de dinossauros.
A Leefructus mirus tem cerca de 124 milhões de anos e é um dos angiospermas mais antigas já encontrados. Isso faz com que elas sejam as "parentes" mais próximas das plantas que encontramos actualmente.
As folhas preservadas foram encontradas no nordeste da China, numa região já conhecida por seus fósseis de dinossauros. Alguns investigadores sugerem que a aparência das folhas com flores foi parcialmente responsável pelo desaparecimento de algumas espécies de dinossauros.
As angiospermas, plantas floridas, tinham uma vantagem evolutiva sobre as coníferas gimnospermas e outras espécies que estavam ao redor no momento. Apesar de aves, mamíferos e insectos começarem a alimentação nas plantas novas, cada um passando por um período de intensa diversificação, há poucas evidências de que os dinossáuros que não voavam consumiam este tipo de planta.
As gimnospermas, plantas sem flores, continuaram a fornecer alimentos aos dinossauros, mas é possível que o destino de algumas espécies foi selado por não aderirem à revolução das flores.
É apenas uma hipótese, e não há unanimidade entre os investigadores. Mas ainda assim, é um bom assunto para ser discutido na mesa de um bar.
fonte: Revista Galileu
Sem comentários:
Enviar um comentário