Câmeras e computadores são usados para controlar aparelhos de maneira remota
Os mestres dos robôs que voam parecem ter um senso de humor interessante. No vídeo a cima, pode observar dois quadcopters, robôs voadores com quatro hélices, a jogar à bola comm o outro, tudo graças a um software desenvolvido pelo engenheiro Sergei Lupashin em Zurich, na Alemanha.
As máquinas não conseguem equilibrar a bola perfeitamente. Eles deixam a bola cair muitas vezes, mas a equipa de Lupashin está constantemente aperfeiçoando o sistema e testando sua máquina numa área de voo.
A posição dos helicópteros e da bola são monitoradas por câmeras e transmitidos a um computador. O software calcula a trajetória da bola e como as duas máquinas devem se movimentar para manter a bola no ar. Em seguida, envia os comandos para os helicópteros, que voam sem o controle humano.
De acordo com Lupashin, fazer com que os robôs acertem a bola é difícil porque eles usam as raquetes presas ao centro de gravidade. Para cada acerto, eles têm de mover toda a estrutura na posição correta. "Imagine jogar ténis e tentar acertar a bola com a raquete presa ao seu peito. Esse é o equivalente humano ao que o robô está a fazer", explicou.
fonte: Revista Galileu
Sem comentários:
Enviar um comentário