sábado, 19 de agosto de 2017

Recente achado na Crimeia vale mais do que um tesouro

Arqueólogos escavando a necrópole de Kyz-Aul perto da cidade de Kerch, Crimeia

Na península da Crimeia, perto da cidade de Kerch, os arqueólogos encontraram uma laje de mármore do século III com uma curiosa inscrição.

A descoberta foi feita durante a limpeza de uma antiga sepultura, na necrópole de Kyz-Aul, informam fontes locais. A antiga cripta onde se encontrava a placa com a inscrição fora saqueada na Idade Média por representantes da cultura saltavo-mayatskaya, associada com os cazares, um povo de origem turcomana procedente da Ásia Central. Após capturarem a Crimeia no século VI, este povo se estabeleceu nos edifícios de seus predecessores.

"Encontrar algo assim é uma grande sorte, pois qualquer fonte escrita antiga tem muito mais valor do que o mais valioso tesouro", explica o chefe da expedição arqueológica, Pavel Getsko.



Sensação! Na Crimeia, na região de Kerch, cientistas encontraram e decifraram uma laje de mármore com inscrição antiga" 

Para traduzir completamente o texto da placa é necessário realizar mais escavações e buscar suas partes restantes. Além desta peça, no local foram encontrados espaços para cozinhar, um sistema de aquecimento, fragmentos de cerâmica e uma ânfora medieval quase completa.


fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário