sábado, 6 de outubro de 2012

Cientistas afirmam ter encontrado 160 novas espécies em Bornéu








Expedição ao monte mais alto da Malásia recolheu ainda amostras de ADN. Entre os achados estão espécies de aranhas, mariposas e cogumelos.

Uma expedição científica realizada na ilha de Bornéu, na parte pertencente à Malásia, encontrou ao menos 160 novas espécies de animais e vegetais, além de recolher cerca de 3500 amostras de ADN de 1400 diferentes animais e vegetais, segundo informações da organização de pesquisa Naturalis, da Holanda.

Organizada por biólogos da Holanda e da Malásia, a comitiva de investigadores vasculhou a região do Monte Kinabalu, o mais alto da Malásia. Eles encontraram novas espécies de besouros, percevejos, mariposas, além de plantas.


Imagem do Monte Kinabalu, onde cientistas da Holanda e da Malásia fizeram expedição e encontraram 160 novas espécies de animais e vegetais (Foto: Divulgação/Naturalis)

De acordo com o investigador Menno Schilthuizen, da Naturalis, a partir das amostras de ADN será possível montar as árvores genealógicas dos seres vivos daquela região.

A intenção é saber qual a relação dessas espécies que vivem na montanha com outros exemplares existentes na ilha. Isso, segundo o biólogo, vai responder perguntas sobre a evolução de animais e plantas.

Com 4095 metros de altitude, o Monte Kinabalu é considerado a terceira maior montanha do sudoeste da Ásia, além de já ter sido classificado como património mundial pela Unesco.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário