Dois gorilas das montanhas do Ruanda foram fotografados a destruir armadilhas artesanais montadas por caçadores furtivos, uns dias depois de uma fêmea ter morrido ferida numa delas.
A equipa do Dian Fossey Gorilla Fund ficou surpreendida quando descobriu que o par de gorilas conhecidos como Dukore e Rwema andava a estragar as armadilhas.
“A nossa equipa de campo observou vários jovens gorilas do grupo de Kuryama a destruir armadilhas!”, escreveu no blogue da organização a coordenadora do programa Verónica Vecellio, citada pelo jornal britânico The Daily Mail.
Os gorilas começaram a agir depois de verem John Ndayambaje, o coordenador de campo, a desactivar um dos engenhos. “Esta é a primeira vez, em absoluto, que vemos gorilas jovens a proceder desta forma”, disse Vecellio à National Geographic. “Podemos confirmar com orgulho que os gorilas também estão a desempenhar um papel” na protecção da espécie.
A gorila que morreu nas armadilhas furtivas chamava-se Ngwino e foi encontrada pelos trabalhadores do Volcanoes National Park com uma gangrena provocada por ferimentos no ombro que se deslocou deslocado quando tentava libertar-se das cordas. As armadilhas destinam-se à captura de antílopes, mas por vezes apanham primatas.
fonte: Sábado
Sem comentários:
Enviar um comentário