quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pesquisa revela gene que rege padrão do pelo dos gatos



Estudo genético inédito identifica mutações que dão diferentes padrões a felinos.

Um estudo genético inédito envolvendo gatos domésticos e espécies de felinos selvagens ao redor do mundo revelou pela primeira vez o mecanismo responsável pelos padrões de pelagem em mamíferos. 

A pesquisa identificou um gene, baptizado Taqpep, cujas mutações dão aos gatos e demais felinos suas distintos padrões: listadas, com pintas pequenas ou grandes manchas espalhadas pelo corpo. Além de um outro, chamado Edn3, que regula a coloração dos pelos.

— Este estudo pode ter uma aplicação ampla por revelar a primeira evidência do mecanismo que rege este tipo de padrão em mamíferos — diz o biólogo Eduardo Eizirik, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e um dos autores do artigo sobre a descoberta, publicado na edição desta semana da revista “Science”. — Acredito que a pesquisa terá grandes implicações para o estudo da evolução dos felinos, sua adaptação ao ambiente e camuflagem.

Segundo Eizirik, embora seja plausível imaginar que os felinos desenvolveram seus padrões de pelos como uma forma de camuflagem para se tornarem predadores mais eficientes, esta ideia ainda não foi cientificamente abordada, caminho agora aberto pelo novo estudo.

— Cada espécie de felino tem um padrão próprio, algumas quase sem variação, tanto que muitas vezes podemos identificá-las só pela pelagem — conta. — Mas ninguém sabe com certeza como foi sua evolução nem se ela tem uma função, já que os mesmos felinos com o mesmo padrão podem habitar áreas muito diferentes. Um exemplo é a onça pintada, que ocorre tanto em florestas quanto em áreas alagadas e no Cerrado. Ou então felinos diferentes com padrões diferentes habitarem a mesma área, como tigres listados e leopardos pintados na mesma floresta.

A comparação entre os genes de gatos domésticos, de um felino selvagem da Califórnia e de guepardos da África Subsaariana também permitiu identificar outra mutação responsável pelo padrão de pelagem incomum de um raro grupo dos últimos.

Chamados guepardos reais, eles têm listas que os diferenciam tanto dos “irmãos” com pintas que os cientistas chegaram a pensar que eram espécies distintas.

— A mutação de um único gene faz listas se transformarem em manchas, e pintas virarem listas — resumiu Greg Barsh, professor da Universidade de Stanford e autor-sénior do artigo na “Science”.


Sem comentários:

Enviar um comentário