terça-feira, 25 de setembro de 2012

Arqueólogos descobrem cais romano em Crestuma, Portugal

 

Arqueólogos confirmam existência de um cais romano em Crestuma, Vila Nova de Gaia, em resultado da 3ª Campanha de escavações arqueológicas no Castelo de Crestuma.

Após várias intervenções nos meses de Julho e Agosto na zona do Castelo de Crestuma e na praia de Favaios, arqueólogos e especialistas da empresa municipal Águas e Parque Biológico de Gaia e do Gabinete de Historia, Arqueologia e Património da Confraria Queirosiana, especialistas anunciam que foram ontem (22 de Setembro) encontrados elementos que indicam a existência de um cais romano em Crestuma. 

De acordo com comunicado do Parque Biológico de Gaia, «por volta das 15h30 da tarde começaram a aparecer na área escavada da praia algumas cantarias em granito aparelhadas à maneira romana, estruturadas entre si».

Sendo que, «em meio subaquático os mergulhadores registaram (também) diversas existências de espólio e outros elementos que valorizam o conhecimento do sítio».

Esta descoberta surge assim após a suspeita de que na zona existiriam estruturas portuárias romanas, dado que no local tinha já sido exumado «importante espólio vindo de portos distantes, de cantarias de bom porte por ali dispersas».

Para além disso, havia ainda evidências, fruto de «indicações do levantamento geofísico ali realizado por georadar, que indiciou a existência de estruturas enterradas na areia, e também a compreensão do sítio que o estudo do complexo arqueológico de Crestuma tem vindo a proporcionar».

No local das escavações estiveram ainda presentes professores e investigadores da Universidade do Porto e de outras instituições de Portugal e da Galiza. 

Os especialistas indicam que os trabalhos desta campanha vão agora passar por uma fase de estudo, sendo que as investigações no terreno deverão prosseguir no próximo Verão. 

fonte: TV Ciência

Sem comentários:

Enviar um comentário