terça-feira, 25 de setembro de 2012

Cemitério indígena de 700 anos está abandonado há uma década no AM











Área arqueológica de 250 m² fica no bairro Nova Cidade, em Manaus. Urnas funerárias estão expostas à ação do sol e da chuva.

Onze anos após ter sido descoberto, o sítio arqueológico do bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus, continua interditado e com processo tramitando na Justiça do Amazonas.

Quem visita a área encontra urnas funerárias de cerâmica, vestígios do antigo cemitério indígena, abandonadas ao ar livre, sofrendo a ação do tempo.

A área está localizada a 15 km da margem esquerda do Rio Negro, possui 250 mil metros quadrados e é de propriedade da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) do Amazonas. Na época, o Governo do Estado estava construindo as primeiras residências da região.

Segundo a secretaria, um laudo do local, feito por técnicos do curso de Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), apontaram a inexistência de urnas no local em que foram iniciados os trabalhos de tratamento de solo.

Porém, segundo o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as urnas funerárias foram descobertas durante os trabalhos de terraplanagem que removeram cerca de um metro de espessura da camada de terra preta do local.

Durante os trabalhos anteriores à construção, 200 vasos funerários foram mapeados pelo Iphan e, atualmente, o órgão informa que não tem autorização para resgatar os vestígios arqueológicos. "O Iphan denunciou ao Ministério Público.

Na época, fez os primeiros resgates, mas a situação já saiu da instância do instituto e estamos esperando o regresso da Justiça para poder recuperar a área", ressaltou a arqueóloga do Iphan, Elen Barros.

Entre as urnas recuperadas, 14 foram exumadas, processo em que se analisa e estuda a peça. A recuperação histórica inclui detalhamento do ADN para mensurar a idade aproximada das peças arqueológicas. As urnas encontradas foram datadas com mais de 700 anos pelo Iphan.

"Ainda tem muito material abandonado. Há ainda marcas de urnas que foram muito degradadas e estão expostas ao sol e à chuva. São marcas de até um metro e meio de diâmetro", frisou a arqueóloga, indicando que as peças achadas foram encaminhadas para o Museu Amazónico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Diante da situação, a área foi cercada e o destino dela depende de uma ação civil pública a ser julgada pela 7ª Vara Federal. A última movimentação do processo é de seis de setembro deste ano e não há previsão para a decisão.

Roubo de peças indígenas

Quando houve a descoberta de vestígios indígenas, em 2001, houve casos de roubos das peças do local. O pedreiro Luis Carlos Serrão trabalhou na construção de diversas residências da época e disse que muita gente tentava vender o que encontrava na área.

"Tinha gente que saía com o saco de panela, conchas, canecos, pratos indígenas e até ossos para vender no 'estrangeiro'", contou.

Outra preocupação dos populares é a questão da falta de segurança, já que há relatos de crimes ocorridos no local. Para o autônomo Sócrates Paiva, a demora para recuperar a área representa um descaso com a história do Amazonas.

"Isso é um absurdo. O local está à mercê dos traficantes e desocupados. Está tudo destruído e estão pisando na nossa história", lamentou.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário