quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Intervenção arqueológica em necrópole de Panque, Portugal


A Câmara Municipal de Barcelos, através dos seus serviços de arqueologia, está a realizar uma intervenção arqueológica no antigo cemitério de Mondim, em Panque. A intervenção resulta do protocolo aprovado em junho passado entre o Município de Barcelos, a Junta de Freguesia e a Paróquia de Panque, proprietária da capela de S. Martinho, antiga igreja paroquial da extinta freguesia de Mondim.

A necrópole intervencionada é constituída por um conjunto de sepulturas e vestígios de sepulturas datadas desde o século XI até ao século XIV, as quais foram alvo de intervenções arqueológicas entre 1988 e 1991, no seguimento de obras de restauro realizadas na antiga igreja de São Martinho. Nessa intervenção, foram descobertas cerca de duas dezenas de sepulturas e um conjunto de sarcófagos datados da Idade Média, representativos da comunidade da antiga paróquia de Mondim, anexa à de Panque em meados do século XIX. É um dos conjuntos cemiteriais mais antigos do nosso país.

Volvidos vinte anos desse estudo arqueológico, o conjunto encontrava-se bastante degradado, infestado por densa vegetação e sem a dignidade merecida. Razão pela qual se realizaram trabalhos de limpeza e consolidação do terreno, restauro das sepulturas e a adaptação do sítio arqueológico à visita. Os trabalhos decorrem até inícios de Outubro.

No fim da intervenção será implantada no local informação de apoio aos visitantes, com interpretação e explicação do conjunto arqueológico.

O concelho de Barcelos é um território com uma grande diversidade de vestígios arqueológicos de várias épocas, fruto da intensidade do povoamento humano ao longo de milénios, contando-se atualmente 312 sítios inventariados na Carta Arqueológica Municipal.


Sem comentários:

Enviar um comentário