terça-feira, 25 de setembro de 2012

Suposto 'Dragão' assusta moradores da Caxemira


Autoridades da Caxemira lançaram uma caçada a um "grande e misterioso lagarto", que criou pânico em uma vila nos arredores da capital Srinagar.

As pessoas na localidade de Lawaypora estão assustadas há dois dias depois que uma criatura incomum, semelhante a um lagarto, apareceu na aldeia. 

Ninguém na aldeia sabe exatamente o que é a criatura. Boatos em toda a cidade falam de "um grande lagarto africano". Outros falam sobre um gigantesco dragão de Komodo caminhando por estradas da localidade.

"Moradores assustados nos informaram sobre um réptil muito grande, algo que é inédito no vale", disse Ghulam Mohiuddin, da delegacia de polícia. Ele disse que as autoridades da vida selvagem foram informadas na sexta-feira, e pretendem agora criar uma armadilha para capturar o réptil.

"Colocamos um laço na boca de uma vala séptica, porque os moradores disseram que a criatura entrou e não apareceu desde então", disse o diretor da vida selvagem do pântano próximo de Hokersar, Abdul Rouf.

O funcionário disse acreditar que a criatura seria provavelmente um lagarto monitor. "Se formos pelo que os moradores descreveram, então eu acho que é, seguramente, um lagarto monitor, que normalmente alcança noventa centímetros de comprimento. Essas criaturas se deslocam à noite e estamos esperançosos de que vamos pegá-lo", acrescentou.

Lagartos monitores são geralmente grandes répteis encontrados em áreas quentes e desertas. Eles têm pescoços longos, caudas poderosas e garras, e membros bem desenvolvidos. Enquanto a maioria destas espécies são terrestres, alguns também podem ser encontrados nas árvores e nas águas.

Os lagartos monitores são carnívoros. Mas, Rouf disse que estes lagartos não são grandes o suficiente para atacar os seres humanos.

O medo tomou conta da aldeia talvez porque tais espécies de lagartos não são encontradas na região do Himalaia, onde um inverno rigoroso pode estender-se por vários meses.

"O tamanho médio dos lagartos na Caxemira é de 1 polegada por 4 polegadas, quase do tamanho de uma palma humana. Este é o máximo", disse Rouf.

Embora não esteja claro como a 'criatura' poderia ter alcançado o vale, as autoridades disseram que uma criatura perdida poderia ter saltado de um caminhão transportando mercadorias de outros estados.


1 comentário: