segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Estudantes aprendem mais ao ensinar robôs

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Um estudo conduzido na China vem dar razão ao senso comum: aprende-se mais quando se está a ensinar. A experiência monitorizou os resultados de 19 crianças a ensinarem um robô.

O objetivo do estudo era ensinar as crianças chinesas a associarem as palavras inglesas de formas (círculo, quadrado, triângulo, retângulo), com a respetiva imagem. O robô estava a ser controlado na sala ao lado pelos investigadores e parecia sempre confuso intencionalmente. O estudo demonstrou que as crianças apreenderam mais rapidamente o significado e a correta forma das quatro palavras em inglês quando tiveram de as ensinar ao robô.

As crianças puderam corrigir o robô quando este se “enganava” e guiar a sua “mão” para desenhar a forma certa. As crianças chegaram a demonstrar vontade de aprender mais com este método, explica a NewScientist.

O estudo valida uma conclusão que já tinha sido formulada pelas ciências sociais: os estudantes quando se sentem mais envolvidos no processo e têm de ser ativos, conseguem aprender mais.

Este novo método vai ser apresentado na Ro-Man, uma conferência sobre interação robô-Homem, em setembro.


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