quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Odyssey obrigada a devolver tesouro submarino a Espanha


Tribunal de recurso de Atlanta decidiu que os caçadores de tesouros da emprega Odyssey Marine Explorer vão ter que devolver aos espanhóis as 17 toneladas de moedas de ouro e prata encontradas no navio Nuestra Señora de las Mercedes, que foi afundado em 1804 e em 2007 e localizado a 21 milhas da costa algarvia em frente ao Cabo de Santa Maria (Faro)

Espanha venceu os caçadores de tesouros que em maio de 2007 levaram num jato privado, de Gibraltar para a Florida, as 594 mil moedas de metais preciosos que foram encontradas nos destroços do navio afundado pelos britânicos no Séc. XIX. Nesse naufrágio terão morrido quase 300 marinheiros, noticiam os jornais espanhóis on-line.

Após uma dura batalha judicial o Tribunal de Distrito da Florida em Atlanta decidiu a favor dos espanhóis esta terça-feira, tendo agora os responsáveis do Odyssey dez dias para devolver este tesouro submarino ao Estado espanhol. O processo será supervisionado pelo juiz espanhol Pizzo.

Este tesouro, de 17 toneladas, está avaliado em 500 milhões de dólares e segundo um dos recursos apresentados em tribunal foi encontrado a 21 milhas da costa algarvia na Zona Económica Exclusiva, em frente ao Cabo de Santa Maria, Faro, no Algarve.

A Odyssey, que tem encontrado tesouros em todo o mundo, falhou em convencer o tribunal de que a carga do Las Mercedes pertencia aos descendentes dos mercadores que viajavam na embarcação vindos do Peru. Os tribunais americanos consideraram sempre que o navio era militar e, portanto, pertencia ao Estado de Espanha, o país da bandeira.

fonte: DN

1 comentário:

  1. E ai LL sou o Carlos do Gunner Blog.
    Passei pra avisar que a partir de agora o endereço do meu blog passará a ser "http://gunnerblogbr.blogspot.com/" então eu gostaria de pedir o que voce atualizasse o endereço do meu blog na sua lista de parcerias.

    Grato

    ResponderEliminar