De acordo com um investigador norte-americano, a música pode ter sido uma inspiração para a construção de Stonehenge.
A intrigante ideia de Steven Waller é que os antigos bretões terão baseado a construção do monumento, em parte, através do modo como ouviam os sons.
Steven afirma que pode demonstrar como as flautas, tocadas num campo, podem produzir uma ilusão sonora que determina, no espaço, a posição das pedras de Stonehenge. O investigador apresentou a sua ideia durante uma reunião da "American Association for the Advancement of Science", em Vancouver, no Canadá.
Steven Waller firmou à BBC que "a minha teoria é que os antigos bretões, quando estariam a ouvir dois tocadores de flauta num campo aberto, experimentaram ondas sonoras de diferentes intensidades. Enquanto que à medida que iam andando numa certa direção o som podia-se ouvir claramente, noutras, ficava completamente mudo".
"Se olharmos para isto como um observador exterior, o fenómeno assemelha-se às rodas de uma carroça: à medida que andamos à volta do circulo vamos ouvindo sons (intervalos dos raios da roda), e sempre que entramos numa zona muda (um dos raios da roda), parece que existe um objecto enorme à nossa frente, que impede o som de chegar até nós", diz, adiantando que "se pensarmos bem neste conceito, veremos formar-se a estrutura de Stonehenge".
O investigador já experimentou a sua teoria num centro de investigação na Califórnia, em La Mesa, e confirmou as suas ideias.
Waller levou várias pessoas para um campo, de olhos vendados, onde estavam dois flautistas a tocar, e pediu-lhes para desenharem um diagrama dos sons que lhes chegavam, enquanto caminhavam em círculo. As pessoas escolhidas não tinham conhecimento nenhum acerca de padrões sonoros, nem sabiam das teorias de Waller acerca de Stonehenge. "Foi surpreendente quando tiraram as vendas e descobriram que as estruturas físicas que tinham assinalado nos seus desenhos, como explicação para terem deixado de ouvir sons a determinada altura, afinal, não existiam, tendo apenas à sua frente o campo e os dois flautistas. Ficaram boquiabertos!", diz
Steven Waller explicou que a sua ideia foi mais tarde confirmada por medições acústicas, feitas em Stonehenge, onde se descobriu que as pedras do monumento reproduziam exatamente o padrão de interferência sonora que seria gerado se duas flautas estivessem a ser tocadas no centro do monumento.
fonte: DN
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