Depois de mostrar as ruas de diversas cidades com imagens ao nível das ruas a 360 graus, a Google vai levar a aplicação Street View para debaixo de água. O próximo passo é adaptar o serviço à Grande Barreira de Coral australiana
A iniciativa faz parte de um projecto denominado Catlin Seaview Survey e reúne os esforços da gigante da Internet, da Universidade de Queensland e da Underwater Earth, uma organização não governamental especializada na defesa do ambiente.
O objectivo do projecto é apresentar ao mundo imagens da Grande Barreira de Coral, semelhantes às do Street View, que mostrem os efeitos das alterações climáticas naquela região subaquática.
Ao mesmo tempo, a recolha das imagens irá também ajudar os investigadores a estudar estas alterações na Grande Barreira de Coral australiana, considerado uma das áreas com uma maior diversidade biológica no planeta Terra.
A recolha de imagens vai ser feita com a ajuda de mergulhadores que levarão para debaixo de água câmaras especiais, que permitem captar fotografias a 360 graus, com informação georreferenciada, a cada 4-6 segundos.
Já nas áreas mais profundas, as fotografias vão ser captadas com recurso a submarinos equipados com câmaras de alta definição.
O resultado final apenas deverá ficar disponível aos cibernautas a partir de Setembro, apesar de já ser possível visualizar algumas imagens on-line.
Caso o projecto tenha sucesso, não está colocado de parte o alargamento da iniciativa a outras regiões do globo terrestre.
fonte: Sol
Sem comentários:
Enviar um comentário