segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A NASA diz que a Lua está a encolher


Os vales criados pelo movimento de contração da crosta da Lua

A NASA recolheu imagens da Lua onde é possível ver pequenos vales que foram formados por atividade geológica “recente” no satélite da Terra e que provam que a Lua está a fazer movimentos de contração e a diminuir de tamanho.

As imagens foram recolhidas pelo LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), da Nasa. Nelas, os astrónomos identificaram pequenos vales que foram criados por movimentos de contração da crosta da Lua.

Os astrónomos supõem que esta atividade geológica tenha ocorrido há menos de 50 milhões de anos. Portanto, pouco tempo quando considerada a idade total da Lua, que é de 4,5 mil milhões de anos.

Em agosto de 2010, os cientistas já tinham identificado alguns movimentos de contração da Lua devido ao arrefecimento do seu núcleo. Segundo os dados, desde a sua formação, a distância entre o centro deste satélite e a sua superfície diminuiu cerca de 91 metros, o que equivale ao comprimento de um campo de futebol.

As novas imagens mostram que a Lua não está apenas a encolher. A sua crosta também está a separar-se em algumas regiões. Este movimento acontece ao longo de falhas geológicas conhecidas como fossas tectónicas.

A sonda da Nasa vai tirar mais fotos de alta resolução da superfície da Lua o que vai permitir apurar com mais rigor o grau de tensão em que se encontra a crosta deste satélite.

Esta investigação está a ser realizada por cientistas do Museu Aeroespacial Smithsonian, em Washington, e será publicada em março na Nature Geoscience.


Sem comentários:

Enviar um comentário