Ainda em fase de testes, projeto deve ajudar no desenvolvimento de armamentos mais eficientes em campos de batalha.
Na sexta-feira, 20 de janeiro, Charles Edelstenne, Presidente e CEO da Dassault Aviation, apresentou ao mundo o nEUROn, primeira aeronave de combate furtivo sem tripulantes desenvolvida inteiramente na Europa.
Estiveram presentes na demonstração da novidade representantes dos países que apoiam o projeto – França, Itália, Suécia, Espanha, Suíça e Grécia.
O nEUROn é resultado de cinco anos de pesquisas, designs conceituais e testes realizados em laboratórios especializados.
A próxima etapa de desenvolvimento do veículo envolve análises de seu motor em situações reais – a estreia da aeronave nos céus está programada para acontecer até a metade de 2012.
Os criadores do projeto também pretendem realizar uma bateria de testes de campo, que serão conduzidos na França, Suécia e Itália.
O objetivo será avaliar quesitos como dirigibilidade, capacidade furtiva e a habilidade de usar munições guiadas de precisão, bem como sua integração a um ambiente C4i (comando, controle de comunicação, computadores e inteligência).
Os responsáveis pelo nEUROn avisaram que a aeronave não será produzida em larga escala, já que seu objetivo é actuar somente como um modelo de desenvolvimento para outros veículos de combate aéreo não tripulados.
O projeto é somente o primeiro de seis passos dados pelos países participantes na criação de tecnologias que permitam o uso futuro de uma grande quantidade de aparelhos furtivos em campos de batalha.
fonte: Tecmundo
Sem comentários:
Enviar um comentário