sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Criança que chora quando urina intriga cientistas


Um caso médico estranho está intrigando cientistas. Uma menina na Inglaterra parece perfeitamente saudável, exceto por uma coisa: seus olhos se enchem de lágrimas toda vez que ela faz xixi.

A garota, de 3 anos de idade, foi encaminhada aos médicos em novembro de 2009, porque “molhava os olhos toda vez que urinava”, segundo o relatório. Quando isso acontecia, seu queixo caia e sua expressão ficava vaga, embora ela permanecesse consciente e não tivesse nenhuma dor.

O problema começou quando a menina tinha apenas semanas de idade. Um ultrassom de seus rins não revelou nada de anormal, e ela não tinha sinais de qualquer problema médico.

Os médicos pesquisaram outros casos, e encontraram apenas um outro relatório formal de um caso semelhante, de 1932, de um jovem que era estudante de medicina e relatou um “fluxo abundante de lágrimas durante a defecação e micção”.

O homem manteve o controle de seus sintomas por 94 dias, de acordo com esse relatório, e o problema foi corrigido por uma dose de atropina, uma droga que reduz a actividade de certos nervos, e também pode ser usada para dilatar as pupilas dos olhos.

Os médicos chegaram a conclusão que pode existir uma condição rara em que os olhos produzem lágrimas quando uma pessoa urina. E mais: os cientistas sugerem que a situação não seja tão rara assim. Como não provoca dor, é mais uma inconveniência do que qualquer outra coisa, e pode ser que mais pessoas tenham, mas não procurem ajuda médica para lidar com o “problema”.

Essa conclusão veio de mais pesquisas. Procurando mais informações, os médicos da menina inglesa encontraram mais casos.

Uma procura em grupos de discussão online revelou que 35 pessoas disseram ter o problema da produção de lágrimas durante a micção indolor. Pouco mais da metade era do sexo feminino, e três ainda afirmaram terem um parente próximo com sintomas semelhantes.

Nenhuma das pessoas tinha procurado um médico, dizendo que as lágrimas, enquanto inconvenientes e talvez constrangedoras, não eram um problema clínico significativo.

Agora, depois de tanta pesquisa, os cientistas parecem ter concluído que a causa da condição pode estar no cérebro ou nos nervos faciais.

Tanto a produção de lágrimas quanto a passagem de urina são informações controladas por uma região do cérebro chamada ponte.

Na sua procura por uma explicação, os investigadores analisaram o que acontece quando alguém chora “lágrimas de crocodilo”.

Embora hoje essa expressão seja usada para exemplificar um choro fingido ou falso, a descrição original da síndrome de lágrima de crocodilo era baseada em pessoas que choravam ao comer ou beber, devido a uma lesão facial ou uma condição chamada paralisia de Bell.

Nesses casos, os nervos que “crescem” novamente após uma lesão ou doença podem erroneamente se direcionar para a glândula lacrimal, que produz lágrimas. Há também casos de síndrome de lágrima de crocodilo ocorrendo desde o nascimento, e nestes casos pode ser devido aos nervos se cruzando durante o desenvolvimento embrionário.

Se tal conexão nervosa anormal pode fazer com que uma pessoa produza lágrimas ao comer ou beber, um processo semelhante poderia fazer uma pessoa produzir lágrimas quando urina.

No entanto, isso ainda não explica a expressão vaga da menina, ou seu queixo caído. Por enquanto, esses sintomas permanecem um mistério.

fonte: HypeScience

1 comentário:

  1. Quando bocejo eu lacrimejo, bastante até.
    Engraçado é que por muito tempo achava normal, que todo mundo fosse assim!
    Com certeza é um curto-circuito no ato de bocejar, deve ter outros!rsrs.
    Penso que talvez pelo ato do choro ser uma caracteristica humana (e portanto recente na arvore da evolução) ainda abre-se possibilidades para acontecer de lacrimar por outros estimulos, mas o que melhor serviu na evolução foi para demonstrar emoção sincera, portanto mostra como funciona o mecanismo evolutivo.

    ResponderEliminar