segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Nepalês de 72 anos é o homem mais pequeno do mundo


Um homem de 72 anos, nascido num vale remoto no sudoeste do Nepal, foi, este domingo, declarado o mais pequeno de sempre do mundo registado no Livro Guiness dos Recordes. 

Chandra Bahadur Dangi mede 54,6 centímetros, menos 5,3 cm do que o filipino Junrey Balawing, classificado em junho como o homem mais pequeno do mundo. Em 1997, morreu aos 40 anos um indiano, Gul Mohammed, que media 57 cm.

"Se Chandra tiver realmente 72 anos, é de longe a pessoa mais velha a ser designada como o homem mais pequeno do mundo" desde a criação do Livro Guiness dos Recordes, há 57 anos, afirmou Craig Glenday, editor da publicação.

O nepalês, que pesa 12 quilos, disse recentemente à agência de informação francesa AFP que esta designação é o "reconhecimento" e o compensar, de alguma forma, anos de sofrimento.

Dangi ficou órfão aos 12 anos e foi criado por familiares que o expunham como um fenómeno nas feiras como forma de ganhar dinheiro.

Depois ganhou a vida a tecer tiras de panos para sacos e poucas vezes saiu da aldeia onde vive em Dang, uma região muito pobre do Nepal situada a 350 quilómetros de Katmandu.

Chandra Bahadur Dangi visitou a capital do Nepal pela primeira vez para participar nas cerimónias do Guinness.

"Quero visitar países estrangeiros e conhecer pessoas de todo o mundo", afirmou o nepalês.

Um outro nepalês, Khangendra Thapa Magar, que também já foi considerado antes como o homem mais pequeno do mundo visitou uma dezena de países e viajou pela Europa e Estados Unidos da América.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário