domingo, 19 de fevereiro de 2012

Esta criança tem 105 anos





Hayley é uma menina inglesa de 13 que adora ir às compras, viciada no Twitter e que venera o cantor Justin Bieber. Seria uma criança igual a tantas outras, não fosse o facto de ter o corpo de uma mulher de 105 anos.

Esta insólita condição de saúde tem o nome de Progeria (ou Síndrome Hutchinson-Gilford). Consiste numa raríssima alteração genética cujo principal sintoma é o envelhecimento precoce. Como seria de esperar, o rápido envelhecimento (oito vezes mais rápido que numa pessoa saudável) reduz drasticamente a esperança de vida dos pacientes.

“É chato ter o corpo de uma mulher velha!” Admite Hayley. 

Artrite, problemas nas ancas e calvície, são alguns dos problemas que acompanham o envelhecimento e que a obrigam a um exaustivo acompanhamento médico. Ainda este ano, Hayley viu-se obrigada a usar, 24 horas por dia, um incómodo aparelho para prevenir deslocamentos das ancas.

Apesar do seu frágil estado de saúde, a inglesa não esmorece. “Como é que se soletra progeria? Realmente, já deveria ter aprendido a soletrá-la”, brinca com um sorriso próprio da idade.

A solidariedade para com Hayley é enorme e até já lhe valeu um encontro com o seu ídolo, Justin Bieber, como prenda de aniversário.

As perspectivas não são as melhores (não existem tratamentos para a doença e poucas pessoas ultrapassam os 13 anos de idade) mas Hayley continua a encarar a vida com um sorriso na cara, feliz com o seu novo amigo, um cão de raça Shitzu chamado Angel (anjo). 

fonte: Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário