quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Perito diz que indigestão terá causado a morte a mil rolas em Itália


As cerca de mil rolas-turcas encontradas mortas na cidade italiana de Faenza, a 5 de Janeiro, terão perecido por indigestão, avança um perito do instituto de zoologia regional.

As rolas encontradas mortas tinham uma misteriosa mancha azul no bico. Inicialmente colocou-se a hipótese de terem sido envenenadas ou vítimas de hipoxia, fenómeno de baixa concentração de oxigénio em ambientes aquáticos.

“Estamos convencidos de que as aves morreram em resultado de uma indigestão por terem comido demasiado”, revelou Rodolfo Ridolfi, director do instituto de zoologia regional, citado pelo jornal britânico “Daily Mail”.

“A causa mais provável será a quantidade de sementes de girassol que foram rejeitadas por uma unidade industrial, localizada junto ao local onde os corpos dos animais foram encontrados”, acrescentou. “As aves comeram demasiadas sementes – que encontrámos no seu organismo durante as necropsias – e isso causou indigestão, o que levou à sua morte.”

Na semana passada foram conhecidos outros casos de animais mortos, nos Estados Unidos (no Arkansas e Louisiana), Suécia, Reino Unido, Brasil e Nova Zelândia. Apesar de as causas ainda estarem a ser investigadas, as temperaturas anormalmente baixas poderão ser a explicação para a maioria dos casos.


Sem comentários:

Enviar um comentário