domingo, 16 de janeiro de 2011

Gene Viriato envolvido na proliferação das células


A mosca-da-fruta foi o modelo para as experiências 

Cientistas portugueses, do Instituto de Biologia Molecular e Celular, no Porto, deram o nome Viriato a um gene que demonstraram estar envolvido no controlo da proliferação das células. Este gene poderá ter um papel no desenvolvimento de tumores, uma vez que nessa situação as células proliferam de forma descontrolada.

Publicado na edição de hoje da revista Development, o artigo com o anúncio revela que, quando o Viriato está ausente, ocorrem problemas no crescimento dos tecidos e no desenvolvimento do organismo, uma conclusão retirada de experiências em moscas-da-fruta. As moscas sem o Viriato tinham um atraso claro no desenvolvimento, diz um comunicado do instituto. O Viriato pertence a uma família de genes já identificada, mas desconheciam-se as suas funções.

Porém, o resultado “mais notável” do trabalho está na ligação entre o Viriato e outro gene conhecido, o MYC, já associado ao desenvolvimento de muitos tumores. O MYC activa o Viriato, e este promove por sua vez o crescimento descontrolado das células.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário