domingo, 30 de janeiro de 2011

Cientistas tentam clonar mamute extinto há seis mil anos


Uma equipa de cientistas da Universidade de Quioto vai tentar clonar um mamute, animal está extinto há mais de seis mil anos.

Os cientistas começam este ano a tentar clonar o animal, através de tecidos obtidos de um cadáver congelado preservado num laboratório russo. «Os preparativos estão feitos», afirmou o cientista Akira Iritani ao jornal japonês Yomiuri Shimbun, adiantando que vai em breve iniciar todo o trabalho no laboratório.

A equipa vai tentar recriar a espécie através da junção dos genes de mamute num óvulo proveniente de um elefante, animal que vai ainda «emprestar» o útero e dar assim à luz o seu antepassado.

Durante o Verão, os investigadores viajam para a Rússia para obter as amostras necessárias, visto ser no gelo da Sibéria que se encontraram a maior parte dos restos desta espécie. Prevê-se que projecto esteja concluído dentro de cinco anos.

Uma das teorias mais recentes sobre o desaparecimento do mamute defende que o aumento das temperaturas depois da última glaciação (há 10 mil anos) afectou o habitat do mamute e levou, juntamente com a caça levada a cabo pelo ser humano, à sua extinção.


Sem comentários:

Enviar um comentário