Cheias destruíram o habitat dos animais, alertam os veterinários
Não são só os crocodilos que preocupam a população afectada pelas inundações no leste da Austrália. Foram avistados tubarões a 30 quilómetros de terra, no estado de Queensland.
Sucedem-se relatos de avistamentos de crocodilos e tubarões. Segundo a rádio ABC,vários habitantes de Goodna viram ontem, sábado, dois tubarões touro. Um outro já tinha sido visto, quinta-feira, nas ruas inundadas de Brisbane, a terceira maior cidade do país.
O tubarão touro não frequenta as profundezas e tolera a água doce, pelo que é visita ocasional de alguns rios.
As autoridades de Queensland confirmam que já há 17 mortos e procuram ainda 12 desaparecidos, após as piores enchentes dos últimos 50 anos.
Segundo as associações de protecção dos animais, as intempéries que afectaram uma região tão grande como a França e a Alemanha juntas destruíram parte significativa do habitat dos animais selvagens.
As inundações, que actualmente afectam o Sul do país, arrastaram as árvores em que viviam os coalas, mas também os lagartos e as rãs e vão ter um impacto duradouro na fauna, de acordo com a Associação australiana dos veterinários. "A primeira constatação, é que muitos animais morreram", declarou Robert Johnson, perito em fauna selvagem.
"Mas o problema a longo prazo, é que os que sobreviveram estão enfraquecidos e privados de alimento porque o seu habitat desapareceu em parte", indicou.
fonte: JN
Sem comentários:
Enviar um comentário