quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cientistas criam material sólido mais leve do mundo


‘Fumaça congelada’ é feita de nanotubos de carbono

Investigadores da Universidade Central da Flórida criaram uma nova forma do supermaterial conhecido como aerogel, com nanotubos de carbono de paredes múltiplas (a sigla em inglês é MWCNT). O novo supermaterial é o sólido mais leve já desenvolvido. Com a densidade de apenas quatro miligramas por centímetro cúbico, pode ser usado em sensores para detecção de poluentes e substâncias tóxicas e componentes electrónicos.

Os aerogéis, descobertos já no início do século XX, são conhecidos como os melhores isolantes do mundo. Com o apelido de ‘fumaça congelada’, o aerogel é um gel onde o líquido é substituído por gás, resultando num material de baixíssima densidade. Eles já são usados como isolantes térmicos em construções, em raquetes de ténis, esponjas para limpeza de derramamentos de petróleo e outros tipos de produtos.


As fases do processo de produção do aerogel

Até então a maioria dos aerogéis era fabricada com sílica, óxidos de metais, polímeros e materiais de carbono. Mas os cientistas da Universidade da Flórida foram os primeiros a fabricar o material com nanotubos de carbono. Para produzi-lo, os investigadores removeram o líquido de um gel já existente. E criaram uma estrutura semelhante à uma colméia de abelha com paredes de 100 nanómetros de largura (ou 0,0001 milímetros).


Estrutura do novo aerogel

O resultado é um material flexível e condutor eléctrico que se parece mais com um pedaço de marshmallow perfurado por canais do que com fumaça congelada. De acordo com a Gizmag, se os nanotubos de 3 gramas do material fossem desmontados e organizados lado a lado, eles ocupariam uma área igual a de três campos de futebol americano.


Sem comentários:

Enviar um comentário