domingo, 30 de janeiro de 2011

Há 10 mil anos, os cães eram criados para servirem de alimento ao Homem




Os cães são há muito considerados o melhor amigo do Homem, mas investigações recentes revelaram que há cerca de 10 mil anos, eram também parte da refeição, de acordo com o Mail Online. Os cientistas encontraram no sudoeste do Texas, um fragmento de osso de cão que consideram ser a mais recente prova da existência de cães domesticados no continente americano. A partir daqui, concluíram que nessa época, os cães eram criados para servirem de alimento ao Homem, para o ajudarem na caça ou como animais de estimação. Contudo, permanece ainda desconhecido se os cães serviam de alimento apenas quando não havia outra alternativa de subsistência.

Samuel Belknap III, da Universidade do Maine, descobriu este fragmento de osso de cão quando estava a estudar lixo humano no subsolo do Texas, nos anos 1970. O teste de datação por carbono situa o osso há 9400 anos, e as análises de DNA confirmaram que se trata de um osso de cão, e não de um lobo, raposa ou caiote. O fragmento foi descoberto no meio de um excremento humano e tem a coloração castanho-alaranjado, a cor que os ossos ganham depois de terem passado pelo sistema digestivo. Segundo Samuel Belknap III, esta é a primeira prova directa de que os cães – além de utilizados na caça, na segurança e como companheiros – também eram criados para serem alimento humano.

Há vestígios arqueológicos de cães que remontam a 31 mil anos atrás na Bélgica, 26 mil na República Checa e 15 mil na Sibéria, afirmou Robert Wayne, professor de biologia evolucionista na UCCLA e um perito em evolução canina. Mas os registos no mundo novo não vão tão atrás no tempo.

Samuel Belknap III não se mostra surpreendido com de os cães terem sido uma fonte de alimentação dos Homens. Segundo ele, actualmente, muitas pessoas na América Central ainda se alimentam de carne de cão. Em Great Plains, EUA, algumas tribos índias ainda se alimentam de cães em celebrações ou quando outro tipo de alimentos escasseiam.


Sem comentários:

Enviar um comentário