Chama-se Rewalk são umas calças robóticas que podem vir a substituir a cadeira de rodas e permitir que paralíticos voltem a andar.
Amit Goffer, empresário israelita que fiou paralisado do pescoço para baixo a seguir a um acidente de automóvel, inventou umas calças robóticas que têm por objetivo substituir as atuais cadeira de rodas, permitindo a pessoas que estejam paralisadas poderem levantar-se e andar.
O Rewalk pesa cerca de três quilos e tem duas armações de metal que têm juntas motorizadas equipadas com sensores de movimento. Esta armação é usada por cima da roupa e reage a mudanças no equilibro e a movimentos da parte superior do corpo.
Existe ainda um arnês colocado nos ombros e cintura que garante que tudo está no local correto. Na retaguarda, segue uma mochila contém um computador e uma bateria que tem autonomia para três horas e meia.
O Rewalk é desenvolvido pela Argo Medical Technologies, a empresa fundada por Amit Goffer.
Agora, usar o Rewalk com regularidade custa cerca de 100 mil dólares. Mas já está provado que este sistema evita algumas das complicações médicas que ocorrem em pacientes que estão imobilizados. É o caso dos problemas digestivos, cardiovasculares, urinários e de circulação.
Por enquanto, o Rewalk só pode ser usado por pessoas paralisadas da cintura para baixo, porque implica a utilização dos braços. Mas a Argo Medical Technologies já está a melhorar a tecnologia para que possa ser usada por tetraplégicos.
O que acha? O futuro do Homem é mesmo ser meio robô, meio humano? Acha que este tipo de tecnologia vai evoluir rapidamente?
fonte: Exame Informática
Sem comentários:
Enviar um comentário