segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Crocodilos ameaçam australianos


As fortes inundações que afectam o leste da Austrália, na sequência do ciclone Tasha, deslocaram crocodilos para áreas urbanas situadas perto do litoral, colocando em risco a população, informou, hoje, segunda-feira, a emissora de rádio ABC.

Vários animais foram avistados nas últimas horas na zona de Ignham, dois mil quilómetros do Norte de Sydney, no Estado de Queensland.

Andrew Lancini, presidente da Câmara de Ingham, teme que se repita a tragédia de 1999, quando uma criança de cinco anos desapareceu, alegadamente, por ter sido devorada por um crocodilo, num contexto de tempestade semelhante.

Após anos de seca, o Sudeste da Austrália foi arrasado por intensas chuvas que levou à evacuação de milhares de pessoas e ao isolamento da região, que se tem prolongado desde o Natal.

Os serviços de resgate estão a percorrer a região em navios para recolher os ocupantes de automóveis que ficaram presos no lodo e proteger, com sacos de areia, as casas, lojas ou empresas.

São as piores inundações desde 1974, quando uma série de tempestades fez transbordar rios e dezenas de moradores morreram na região de Queanbeyan.

Os especialistas acreditam que estas tempestades são causadas pelo fenómeno La Niña, que torna as correntes marinhas do Oceano Pacífico mais frias e aumenta a intensidade das chuvas.


Sem comentários:

Enviar um comentário