Animal usa brilho para decidir se a luminosidade está muito alta para sair de sua toca com segurança
Os escorpiões usam o misterioso brilho verde que emitem sob luz ultravioleta como um instrumento rudimentar para decidir se a luz emitida pela lua está muito forte para que o animal saia de sua toca com segurança.
Como os escorpiões são caçadores nocturnos, parece estranho que eles apresentem a flurescência em vez de ficarem camuflados. O investigador Carl Kloock, da California State University, diz que os animais produzem uma quantidade limitada de pigmentos flurescentes, que se degrada conforme brilha.
Kloock colocou 15 escorpiões expostos à luz ultravioleta até que seu pigmento tivesse sido todo usado e depois comparou o comportamento nocturno com outros 15 escorpiões que não tiveram os pigmentos flurescentes esgotados. Os flurescentes ficaram restritos a uma pequena área, enquanto os outros andavam ao acaso.
O ponto crucial, diz Kloock, reside no que os animais conseguem ver. Se, como parece provável, eles não podem ver o componente ultravioleta da luz das estrelas e luar, eles não sabem se a noite é clara o suficiente para permitir que os predadores possam vê-los.
Doug Gaffin, da Universidade de Oklahoma, diz que os escorpiões podem esconder-se na sombra nocturna debaixo de folhas, sugerindo que eles são muito sensíveis à luz. Ele acrescenta que a flurescência pode ter outras funções, tais como avisar predadores sobre o veneno do escorpião.
fonte: Revista Galileu
Sem comentários:
Enviar um comentário