quarta-feira, 14 de julho de 2010

ESA e Nasa: Hubble regista "caldeirão de infusão cósmica"


Segundo agências espaciais, muitas estrelas emergiram dessa "infusão cósmica"


A NGC 2467 na verdade é uma grande nuvem de gás e poeira na qual se formam diversas estrelas


Imagem do Observatório Europeu do Sul (ESO), divulgada em 2005, combina registos de seis
filtros

As agências espaciais europeia (ESA, na sigla em inglês) e americana (Nasa) divulgaram nesta terça-feira uma imagem registada pelo telescópio espacial Hubble de o que chamam de "caldeirão de infusão cósmica". A NGC 2467 na verdade é uma grande nuvem de gás e poeira na qual se formam diversas estrelas (os pontos azuis da imagem).

As estranhas formas da nuvem são destacadas pelo gás brilhante. A NGC 2467 é formada basicamente de hidrogénio e funciona como uma "incubadora estelar". Muitas das estrelas azuis jovens registadas emergiram dessa "infusão", mas tantas outras devem estar escondidas dentro da nuvem.

Segundo os investigadores, estudos indicam que a maior parte da radiação dessa nuvem vem de uma única e brilhante estrela massiva (a maior na imagem). A sua poderosa radiação fez com que "limpasse" as regiões em seu redor, afastando as estrelas em formação.

As agências afirmam que o estudo dessas regiões de formação de estrelas é importante para determinar a distância e a composição química de outras galáxias.

fonte: terra

Sem comentários:

Enviar um comentário