quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Explicada a combustão humana espontânea ?


O professor Brian J. Ford numa palestra


Embora haja relatos do fenómeno a cerca de 500 anos, a combustão espontânea há muito habita os limites da ciência, descrita por muitos como um mistério espúrio. 

Outros tentaram resolver o mistério cientificamente, como o biólogo e autor, professor Brian J. Ford. Na esteira do caso irlandês, em novembro passado, Ford apresentou a sua própria teoria de como ocorre a CHE, com base numa nota médica específica no caso:

"A sugestão veio da nota do médico legista, que relatou que o homem morto, Michael Faherty, era diabético. Muitas das vítimas da CHE eram obesos, e a obesidade pode desencadear o diabetes tipo 2. A desordem metabólica resulta em corpos cetónicos, que produzem acetona; realmente o odor na respiração é muitas vezes indicativo da doença ... É um gás altamente inflamável: um pouco, 2,6% no ar, pode explodir e seu ponto de inflamação é -17,8 º C".

"Também pode produzir uma trilha de metano que pode levar a ignição até a fonte. A acetona é miscível com lipídios e certamente poderia tornar a gordura corporal - ela próprio combustível - num composto altamente inflamável".

"Em minha opinião, isto oferece a explicação perfeita. Um paciente torna-se cetónico; a acetona e seus aliados se depositam nos tecidos gordurosos do corpo e permanecem em forma gasosa sob a roupa, o paciente é, portanto, potencialmente inflamável". 

"Uma centelha estática de tecido ou do cabelo penteado poderia desencadear uma combustão feroz. A energia necessária para provocar uma explosão de hidrocarbonetos gasosos é tão pouca como 0.02mJ, abaixo do limite da percepção humana, enquanto faíscas estáticas de roupas podem produzir um choque doloroso".

"Os casos relatados apoiam a minha proposta perfeitamente. Muitas das vítimas tinham níveis elevados de gordura no corpo, que fornecem o depósito de combustível e a probabilidade de cetose. As extremidades relativamente livres de gordura muitas vezes sobrevivem a combustão relativamente intactas, da mesma forma, o coração e os intestinos. As áreas que são consumidas estão centradas à volta do abdómen, que é onde os depósitos primários de gordura se acumulam. Esta é uma teoria que deveria agora ser investigada".

Ford tem feito exatamente isso. Ele pegou o tecido abdominal de suínos e marinou em acetona, em seguida, fez modelos em escala de seres humanos a partir dele, e os vestiu com roupas. Ele incendiou os modelos, que viraram cinzas em 30 minutos, sobrando apenas as extremidades salientes - uma faceta semelhante aos relatos reais de CHE, como observado por Ford.

fonte: Daily Grail

Sem comentários:

Enviar um comentário