No ano passado, o lançamento de uma outra Progress acabou mal - com a nave a despenhar-se na Sibéria - naquele que foi um dos piores contratempos para o programa espacial russo
Uma nave de carga russa acoplou nesta quarta-feira na Estação Espacial Internacional (EEI) depois de ser lançada desde o cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, anunciou a agência espacial russa Roscosmos.
A Progress acoplou automaticamente às 13h34 GMT com a EEI depois de ter partido num foguetão Soyuz-U desde Baikonur às 07h41 GMT, informou a agência.
Na nave seguem mais de 2,5 toneladas de mantimentos para a equipa multinacional da EEI, incluindo água, oxigénio, alimentos, combustível, equipamento técnico, medicamentos e até presentes para os astronautas a bordo.
Na EEI estão actualmente as expedições número 33/34, que integram os cosmonautas russos Oleg Novitski, Yevgueni Tarelkin e Yuri Malénchenko, os astronautas da NASA Kevin Ford e Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide.
No ano passado, o lançamento de uma outra Progress acabou mal - com a nave a despenhar-se na Sibéria - naquele que foi um dos piores contratempos para o programa espacial russo nos últimos anos e que resultou na suspensão temporária dos lançamentos de foguetes Soyuz.
fonte: Correio da Manhã
Sem comentários:
Enviar um comentário