Anta do Cão do Ribeiro tem a forma «semelhante a um útero» e foi construída há cerca de quatro mil anos
Escavações arqueológicas na freguesia de Moitas, em Proença-a-Nova, deixaram a descoberto a Anta do Cão do Ribeiro, monumento pré-histórico, construída há cerca de quatro mil anos, anuncia o município, nesta sexta-feira.
Os trabalhos decorreram em julho e agosto, terminaram na quinta-feira e deverão ser retomados em outubro.
Foi a primeira escavação arqueológica numa das 95 antas inventariadas no concelho, refere a autarquia em comunicado.
A forma do monumento, «semelhante a um útero, virada para nascente, origina teorias de que por trás das sepulturas megalíticas estaria a crença no renascimento».
O campo arqueológico resultou de uma parceria entre a Associação de Estudos do Alto Tejo (AEAT) e o município de Proença-a-Nova.
A equipa responsável trouxe à luz do dia um monumento formado «pela câmara dolménica, corredor, átrio de acesso e aterro construído para cobrir a cripta, com uma massa que parece argila e será analisada pelo laboratório Hércules, na Universidade de Évora», adianta o município.
Para além da anta, foram recolhidas setas, lâminas e pedaços de cerâmica que serão sujeitos a análises para deteção de vestígios de gordura, para «averiguação de um eventual uso na alimentação», sublinha João Caninas, membro da AEAT.
Após a conclusão dos trabalhos, em outubro, está prevista a sinalização no monumento pré-histórico no percurso pedestre em que está integrado.
fonte: TVI 24
Sem comentários:
Enviar um comentário