sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Sexo entre besouros e garrafas de cerveja vence Ig Nobel 2011


Enquanto acontece o Prémio Nobel oficial, o Ig Nobel homenageia as mais estranhas descobertas da pesquisa científica, ainda que a bizarrice faça sentido. Este ano, a premiação bem humorada aconteceu na Universidade de Harvard, EUA, e o prémio para a biologia homenageou dois investigadores que descobriram um excêntrico caso de amor entre besouros e garrafas de cerveja.

O estudo foi realizado pelos biólogos Darryl Gwynne e David Rentz há mais de 20 anos. Os dois estavam num acampamento fazendo uma pesquisa sobre um tema completamente diferente quando perceberam besouros machos claramente tentando acasalar com garrafas de cerveja descartadas ao longo da estrada – eles certamente se divertiram um pouco com a situação, mas resolveram ir mais além e descobrir o motivo disso.

Como os machos da espécie tem muito esperma, eles podem se dar ao luxo de cometer erros de acasalamento de vez em quando – o que não acontece com as fêmeas. A teoria dos cientistas é que os besouros – que tem uma enorme genitália, com mais de cinco centímetros – possivelmente eram atraídos pelas garrafas pela cor castanha, que lembram um grande besouro do sexo feminino.

Infelizmente, a história não costuma terminar nada bem no fim do romance entre besouros e garrafas: os insectos se entusiasmavam tanto na tentativa de acasalamento que normalmente morrem esmagados pela garrafa quando se cansam. 

fonte: HypeScience

Sem comentários:

Enviar um comentário