A sonda SOHO (Solar Heliospheric Observatory) acaba de atingir uma marca: a descoberta de dois mil cometas novos. Um número que duplica os que eram conhecidos antes do seu lançamento para órbita, em Dezembro de 1995. A missão central da sonda é estudar o Sol e a sua actividade, e apesar da sua provecta idade continua enviar as suas observações para a Terra.
Mas a descoberta dos cometas ao longo desta década e meia de observações tem uma particularidade. A sonda não está exactamente "programada" para descobrir cometas. O que acontece é que as suas imagens, que são descarregadas num site próprio, são analisadas por mais de setenta cidadãos-cientistas, ou astrónomos amadores, espalhados por 18 países, que nas luzes fotografadas pela SOHO procuram, justamente, novos cometas.
"Há imensa gente que o faz e fá--lo sem qualquer compensação económica. Se não fossem estas pessoas, a maioria destes cometas não seriam conhecidos", explicou Karl Battams, que desde 2003 gere o site onde são descarregadas estas imagens da sonda.
fonte: Diário de Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário