sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Esqueleto encontrado na Áustria é de mulher operária que viveu há 3 mil anos


A foto foi tirada em 26 de junho de 2008, logo após o túmulo ser descoberto (Foto: AP Photo/Museum of Ancient History Lower Austria)

Cientistas austríacos acreditam que os fósseis pertencem a uma mulher que trabalhava com confecção de jóias - profissão que se pensava ter sido realizada exclusivamente por homens na Idade do Bronze.

Arqueólogos de um museu na Áustria afirmaram na quarta-feira (3) que um esqueleto encontrado há alguns anos num túmulo antigo próximo da capital Viena era de uma mulher que trabalhava no ramo da metalurgia. Segundo os especialistas, este é o primeiro grande indício de que as mulheres faziam trabalhos pesados há milhares de anos.

O Museu de História Antiga da Baixa Áustria, estado no nordeste do país, acredita que os fósseis são da Idade do Bronze, período que começou há mais de 5 mil anos e terminou há 3200 anos.

Apesar de os ossos pélvicos não terem sido encontrados, uma análise do crânio e dos ossos do maxilar inferior permitiu identificar que o esqueleto era de uma mulher entre 45 e 60 anos de idade.

Ferramentas usadas para a produção de ornamentos de metal também foram encontrados no túmulo, o que levou à conclusão de que os fósseis em questão eram de alguém que trabalhava com confecção de jóias. Segundo os cientistas, até então se pensava que esta profissão era exclusivamente realizada por homens.

O túmulo, encontrado a 145 centímetros da superfície, foi um dos 15 descobertos no mesmo local e que estão sendo estudados pela equipe do museu.

fonte: Época

Sem comentários:

Enviar um comentário