terça-feira, 16 de outubro de 2012

Descendentes dos primeiros europeus vivem perto de Voronej


Os habitantes do povoado de Kostenki a 45 quilómetros ao sul de Voronej, acreditam que são descendentes dos antigos europeus.

Escavações arqueológicas confirmam que foi por ali, e não através dos Balcãs e de Gibraltar, como anteriormente se acreditava, que passaram os primeiros homens que colonizaram a Europa, vindos da África.

Na aldeia de Kostenki foram descobertos 26 sítios da Idade da Pedra. "Aqui foi feito um sensacional achado de nível mundial , que mudou a nossa visão da história primitiva”disse à Voz da Rússia o diretor do museu Kostenki, PhD em história, Victor Popov.

"No início do século XX, acreditava-se que os povos primitivos nada sabiam fazer. Graças à investigação em Kostenki descobriu-se sobre suas habitações, sobre a arte primitiva e diversas ferramentas para caça, feita de pedra - mais de uma centena de artefactos. Naturalmente, eles eram capazes de produzir e manipular o fogo."

Além disso, os arqueólogos encontraram cinco túmulos, e fazendo uma reconstrução escultural, foram capazes de restaurar sua aparência antropológica. 

Descobriu-se que em Kostenki, onde os primeiros assentamentos apareceram 47 mil anos atrás, as pessoas tinha um tipo físico moderno. Os caçadores de mamutes que viveram nos tempos pré-históricos nas planícies ao longo do rio Don são um pouco diferentes dos europeus de hoje, atesta Popov.

"Foi exatamente aqui que se formou o fenótipo do homem moderno da Europa Oriental e Ocidental. Ele primeiro saiu da África e foi para o território do atual Irão, no Mar Cáspio.Em seguida, uma onda migratória foi para o norte e noroeste, e outra para o leste, colonizando do norte da Ásia, a atual Sibéria, o subcontinente indiano, a China, e atéchegar a Austrália."

A primeira parada dos europeus antigos em Kostenki foi descoberta por arqueólogos em 1879. Cem anos mais tarde, foi inaugurado um museu arqueológico numa área de 9 hectares, agora conhecido em todo o mundo. 

Só lá, os visitantes podem ver uma verdadeira habitação primitiva, construída com 573 grandes ossos de mamute, que pertenceram a pelo menos 40 indivíduos.

No museu também estão expostos outros sensacionais achados arqueológicos, como por exemplo enfeites e bijuterias feitas de ossos de pássaros e de conchas que foram encontrados em 2000, durantes escavações nua caverna de orígem vulcânica na Itália, e datam de 38 mil anos.

No mesmo sítio arqueológico foram encontrados também um esqueleto de mamute jovem, e uma cabeça de uma estatueta feita de marfim de mamute, que é a escultura em formas humanas mais antiga que se tem notícia. 

Foram achadas mais de 70 imagens, a maioria de mulheres. Hoje o museu possui cerca de 41 mil artefactos ou ferramentas, de pedra, de ossos, além de obras de arte do paleolítico.


Sem comentários:

Enviar um comentário