quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Teletransporte quântico atinge novo recorde de 143km


Cientistas da Agência Espacial Europeia conseguiram reproduzir as características de um fotão para outro, a 143 quilómetros de distância. O sucesso alcançado nas Ilhas Canárias, em Espanha, significa um novo recorde mundial para o teletransporte quântico.

O teletransporte deu-se entre as instalações da Estação Ótica Terreste, em La Palma, e o observatório da AEE, em Tenerife. As conclusões do estudo foram publicadas revista especializada 'Nature'. "Esta conquista abre um novo caminho para a comunicação a longas distâncias", explicou Eric Wille, especialista do AEE ao jornal espanhol 'ABC'.

O mesmo tinha já sido tentado em 2011 mas as condições climáticas foram desfavoráveis à realização da experiência. Os especialistas explicaram que as duas estações se encontram a 2 400 metros acima do nível do mar, sujeitas a condições atmosféricas adversas.

O recorde foi obtido em maio mas apenas agora os resultados foram tornados públicos. O grupo de cientistas de várias nacionalidades pensam já no próximo passo: teletransporte quântico para um satélite em órbita, "para demonstrar a comunicação quântica global".

O teletransporte quântico ocorre quando a informação de uma partícula (como um fotão ou um eletrão) chega a outra partícula, que assume características idênticas, sem que esta informação percorra o espaço que as divide. Trata-se de um comportamento bem documentado em experiências de física quântica e a sua utilização como forma de processamento de informação é uma ambição científica há pelo menos 20 anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário