quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Fonte de energia enigmática é encontrada debaixo do gelo antárctico


Um grupo internacional de pesquisadores detectou uma grande fonte de energia geotermal debaixo do gelo na região Leste da Antárctida. O achado pode ser uma das razões do derretimento dos gelos do continente.

Para sondar o gelo, os cientistas usaram um avião especial com um radar que permite registar os processos que decorrem à profundidade de três quilómetros. Os resultados da análise, citados pelo portal Science Alert, mostram que o gelo na área citada se derrete de baixo para cima, enquanto a água criada escorre para lagos subterrâneos.

De acordo com o investigador Tom Jordan, do Serviço Antárctico do Reino Unido, o processo observado pode ter existido por milhares ou até milhões de anos, mas, ao mesmo tempo, ele não afecta a estrutura da superfície.

"Porém, no futuro o excesso de água nas profundezas pode tornar essa região mais sensível a factores externos, tais como as mudanças do clima", avisou.

Os especialistas chegaram à conclusão que uma outra razão do derretimento do gelo é a acção de rochas radioactivas e da água quente expelida da crosta terrestre.

Anteriormente, um grupo internacional de geofísicos acharam debaixo do gelo antárctico vestígios de continentes antigos. Os pesquisadores estabeleceram que algumas áreas do Leste da Antárctida estão ligadas com o antigo super continente Gondwana que incluía a África, a Índia, a Austrália e a América do Sul. Este continente, segundo se considera, se formou há uns 750-540 biliões anos e se dividiu há cerca de 180 biliões de anos.

fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário