segunda-feira, 26 de novembro de 2018

145 baleias dão à costa em praia da Nova Zelândia


Metade dos animais já estavam mortos e os restantes foram abatidos

Dois grupos de 145 baleias-piloto deram à costa na praia de Mason Bay, na ilha de Stewart, na Nova Zelândia e, quando as autoridades foram alertadas para a situação e chegaram ao local, metade destes animais já se encontravam mortos. Os restantes foram abatidos.

"Infelizmente, a probabilidade de conseguir devolver ao mar as restantes baleias era extremamente baixa", lamentou Ren Leppens, do Departamento de Conservação (DOC) da Nova Zelândia.

Através de um comunicado, a entidade justifica que a "localização remota, a falta de pessoal nas imediações e a deterioração do estado das baleias levaram a que a coisa mais humana a fazer fosse a eutanásia", acrescentando que é, no entanto “uma decisão de partir o coração".

É frequente estes animais darem à costa na Nova Zelândia – cerca de 85 por anos -, o que não é normal é haver tantas baleias a darem à costa num grupo tão numeroso. Doença, descida da maré, fuga de um predador e falha de orientação podem ser algumas razões que podem estar por detrás destes incidentes.


fonte: Jornal Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário