segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Encontram antigos continentes perdidos sob o gelo da Antárctida


A descoberta foi possível graças aos dados recolhidos entre 2009 e 2013 pelo satélite GOCE da ESA.

Nas profundezas da camada de gelo da Antárctida estão escondidos restos de antigos continentes perdidos, de acordo com um estudo publicado esta semana na revista Scientific Reports .

Com base nas informações recolhidas pelo satélite GOCE da Agência Espacial Europeia (ESA), que entre 2009 e 2013 estudou a gravidade da Terra, combinada com dados sismológicos, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Kiel, na Alemanha e British Antarctic Research obteve um mapa 3D das placas continentais, em particular da Antárctida.

Segundo os autores do trabalho, este mapa ajudará a entender como a dinâmica das placas tectónicas e do manto profundo interage. Essas imagens "estão revolucionando nossa capacidade de estudar o continente menos conhecido da Terra", disse Fausto Ferraccioli, um dos autores do estudo.

Sob a parte oriental da Antárctida há um "mosaico emocionante de características geológicas que revelam semelhanças e diferenças fundamentais" entre a crosta abaixo e outros continentes, aos quais se juntou há 160 milhões de anos, acrescentou Ferraccioli.

No âmbito deste mesmo estudo, também foi descoberto que a Antárctida Ocidental tem uma crosta mais fina do que na parte oriental, constituída por antigos crátons separados por estruturas mais jovens, que têm uma "semelhança familiar" com a Austrália e a Índia.

A ESA observa que estas descobertas são de interesse geológico, em vez de puramente históricas. Além disso, eles fornecem pistas sobre como a estrutura continental da Antárctida está influenciando o comportamento das camadas de gelo e a rapidez com que elas se recuperam do descongelamento.


fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário