segunda-feira, 26 de novembro de 2018

NASA: Asteróide com 213 metros de largura tem 62 trajectórias de risco com a Terra até 2023


Um grande asteróide, com mais de duas vezes a altura da Estátua da Liberdade, está com 62 possíveis trajectórias de impacto com a Terra entre 2023 e 2117, alertou a NASA.

A data de impacto potencial mais próxima com o asteroide, chamado de Asteróide 2018 LF16, será a 8 de agosto de 2023. O asteróide pode então cruzar a órbita da Terra novamente a3 de agosto de 2024 e 1º de agosto de 2025. No total, existem 62 datas em que a rocha espacial poderia atingir a Terra, embora o risco desse cataclismo acontecer seja bastante baixo.

Com base nos cálculos da NASA, há uma chance em 30.000.000 de LF16 chocar com o nosso planeta - uma chance de 99,99999967 por cento de falha.

Na Escala de Risco de Impacto de Turim, o asteroide é um 'Zero', o que significa que a probabilidade de impacto é inexistente ou quase tão inexistente quanto possível.

Mas o tamanho e o número de possíveis datas de impacto tornam a rocha espacial um objecto incrivelmente formidável para rastrear.

No momento, o asteróide está viajando pelo espaço a mais de 15.13 kms por segundo.

Especialistas da NASA estimam que o asteroide tenha um diâmetro de cerca de 213 metros.

Uma rocha espacial tão grande é duas vezes mais alta que a torre do relógio do Big Ben em Londres, duas vezes a altura da Estátua da Liberdade em Nova Iorque e é quatro vezes mais alta que a coluna de Nelson em Trafalgar Square.

Se isso não for aterrorizante o suficiente, a força de impacto de um objecto deste tamanho poderia ser tão grande quanto a explosão de 50 megatoneladas da bomba Tsar - o mais poderoso dispositivo nuclear já detonado na superfície do planeta.

Felizmente, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), os asteróides tão grandes tendem a atacar a Terra menos de uma vez a cada 1000 anos.

E isso exigiria um asteróide significativamente maior de 10 quilómetros para testemunhar um evento de nível de extinção comparável ao do asteróide que matou dinossauros há 65 milhões de anos.

A ESA disse: “Alguns asteróides são muito grandes e causariam enorme destruição se algum deles atingisse a Terra, mas a população estimada em nosso Sistema Solar é bastante pequena e acredita-se que mais de 90% deles tenham sido descobertos. Nenhum deles representa qualquer risco de impacto.

“Alguns são muito pequenos - abaixo de 10 m de diâmetro - e apenas uma pequena fracção da população estimada destes foi descoberta, mas qualquer impacto seria inofensivo.

“O principal desafio vem da população de objectos de tamanho médio, variando de dezenas a centenas de metros de diâmetro”.

Muitos desses asteróides existem no vazio do espaço e os danos de impacto de uma dessas rochas espaciais podem causar danos significativos às cidades ou áreas povoadas.

Mas com bastante aviso prévio, a ESA disse que medidas apropriadas podem ser tomadas para proteger as pessoas.

O Asteroid LF16 foi descoberto pelo Sistema Sentry do Laboratório de Propulsão a Jacto (JPL) da NASA - um sistema automatizado de monitorização de asteróides projectado para rastrear potenciais riscos de impacto que espreitam no espaço.

A NASA disse: “O Sentry é um sistema de monitorização de colisão altamente automatizado que busca continuamente o catálogo de asteróides mais actual quanto às possibilidades de impacto futuro com a Terra nos próximos 100 anos.

"Sempre que um possível impacto é detectado, ele será analisado e os resultados publicados imediatamente aqui, excepto em casos incomuns em que buscamos confirmação independente."

fonte: Express

Sem comentários:

Enviar um comentário