terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Tubarão atacou turistas no Egipto


As vítimas, russas, foram levadas de helicóptero da estância balnear no mar Vermelho para o Hospital do Cairo

Quatro turistas russos foram atacados, em momentos diferentes, por um tubarão quando mergulhavam no mar Vermelho, não longe da costa da popular estância balnear egípcia de Sharm el- -Sheikh. Os responsáveis egípcios proibiram de imediato a prática de desportos náuticos junto a Sharm el-Sheikh enquanto o tubarão não fosse encontrado.

Um dos turistas encontra-se em estado crítico no hospital do Cairo, segundo revelou a BBC. De acordo com este órgão de informação, os responsáveis egípcios consideravam tratar-se de um tubarão-branco adulto que queriam apanhar vivo e libertá-lo numa área remota do golfo de Suez. No entanto, o animal em causa acabou por ser apanhado por um pescador.

O tubarão, segundo várias fontes, atacou em dois momentos e sempre casais de russos. No primeiro ataque, que terá ocorrido na quarta-feira, o turista russo perdeu um dos braços enquanto procurava distrair o animal para que a mulher fugisse. O segundo ataque ocorreu ontem e o animal visou as pernas do homem e da mulher; esta teve mesmo de ser reanimada. Hassan Salem, instrutor de mergulho, afirmou ter tentado afastar o tubarão mas quando percebeu que não o conseguia alertou todos os mergulhadores para abandonarem rapidamente a água.

As vítimas foram levadas de helicóptero para o Hospital do Cairo, onde ainda se mantêm.

Os responsáveis egípcios afirmaram que normalmente há dois ataques de tubarões por ano na área e que o número das vítimas tem aumentado porque também tem aumentado o número de nadadores e mergulhadores no local.

Há dois anos, um golfinho salvou um casal, que nadava na mesma região onde ocorreram estes ataques, ao distrair um tubarão que se aproximava.


Sem comentários:

Enviar um comentário