Wafaa Bilal fez um implante de uma câmara digital na parte de trás da cabeça. A ideia é fotografar o que acontece nas suas costas, para o projeto "O Terceiro Eu".
Wafaa Bilal fez o implante sob anestesia local
Uma câmara implantada cirurgicamente na cabeça será o terceiro olho de Wafaa Bilal, um professor de Fotografia da Escola de Artes da Universidade de Nova Iorque. Através do pequeno aparelho digital, o fotógrafo pretende captar uma imagem do que se passa nas suas costas a cada 60 segundos.
Durante um ano, as fotografias serão transmitidas em monitores do recente Museu de Arte Moderna, no Qatar, na exposição intitulada "The Third I" (em português, "O Terceiro Eu"). Em entrevista ao jornal "The Telegraph", Wafaa Bilail afirma que escolheu a parte de trás da cabeça para poder analisar todas "as coisas que nunca vê e acaba por deixar ficar para trás".
No campus da universidade onde leciona, a experiência está a gerar alguma polémica entre estudantes e funcionários, que se queixam de violação de privacidade. Para colmatar esta questão, Wafaa Bilal propôs-se tapar a câmara enquanto estiver a dar aulas.
O implante do pequeno dispositivo digital foi feito cirurgicamente, numa operação que durou duas horas e com recurso apenas a anestesia local.
Implante de câmara digital na cabeça
Sem comentários:
Enviar um comentário