Reportagem mostra foto de elefante indiano, como os que promoveram o ataque
Segundo administrador, animais ingeriram bebida armazenada para festival.
Tumulto provocado por 70 elefantes também destruiu 60 casas em vilarejos.
Elefantes bêbados após ingerir uma bebida alcoólica local mataram três pessoas e destruíram cerca de 60 casas em quatro dias de tumulto no leste da Índia, segundo o jornal inglês “The Guardian”.
O ataque só teria parado nesta quinta (2) quando, segundo autoridades locais, os animais dormiram, enquanto moradores tentavam limpar os destroços deixados por um rebanho de 70 grandes elefantes em vilas remotas na fronteira dos estados de Orissa e de Bengala Ocidental.
Segundo um administrador local, Bijay Kumar Panda, com a proximidade de um festival, os aldeões tinham em stock a bebida feita a base de arroz fermentado, que são armazenadas em vasos de barro, quando os elefantes encontraram e beberam.
Em seguida, os animais percorreram cambaleantes a área em volta e começaram a “pegar no sono para lá e para cá, completamente descontrolados”.
Especialistas em elefantes afirmam que este tipo de acidente está a se tornar cada vez mais comum. Com a floresta nativa cada vez mais rara, especialmente na área onde este último acidente ocorreu, elefantes indianos habituaram-se ao contacto com seres humanos, diz o coordenador do programa World Wildlife Fund, Amirtharaj Williams.
“Estes rebanhos são efectivamente semi-urbanizados. Há elefantes que estão desenvolvendo um gosto para alimentos preparados por seres humanos porque são mais saborosos, tem cheiro forte e muitas vezes incluem bebidas feitas à base de arroz. Alguns vão em busca destas bebidas.”
Cerca de 400 pessoas são mortas por ano por elefantes na Índia e cerca de 1 milhão de hectares de fazendas é destruído. Há volta de cem elefantes são mortos por moradores no mesmo período.
A crescente população indiana e a expansão económica do país têm pressionado pastos históricos que eram usados pelos elefantes. Para fugir de áreas dizimadas, os rebanhos migram. Tentativas de criar corredores seguros para os animais falharam diante da burocracia e falta de fiscalização.
As últimas estimativas calculam em 21 mil a população de elefantes na Índia, a maior da Ásia, sendo que a metade vive em estados do nordeste do país, como Assam, Arunachal Pradesh e Meghalaya.
Sem comentários:
Enviar um comentário