Registro da galáxia NGC 300 foi obtido com instrumentos do Observatório de La Silla, no Chile
O Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou nesta quarta-feira uma nova imagem da NGC 300, uma galáxia espiral semelhante à Via Láctea, situada no Grupo de Galáxias do Escultor.
Galáxia NGC 300
A imagem, obtida com instrumentos do Observatório de La Silla, no Chile, revela a estrutura da galáxia em grande detalhe. A NGC 300 situa-se a cerca de seis milhões de anos-luz de distância da Terra e aparenta ter cerca de dois terços do tamanho da Lua Cheia no céu.
A galáxia NGC 300 foi descoberta no início do século 19 pelo astrônomo escocês James Dunlop. Ela é uma das galáxias espirais mais próximas e proeminentes do céu austral, suficientemente brilhante para ser observada com binóculos. A galáxia fica na discreta constelação do Escultor, que tem poucas estrelas brilhantes mas abriga uma coleção de galáxias próximas que formam o Grupo do Escultor.
Outros membros deste grupo de galáxias têm sido observados por telescópios do ESO, particularmente as NGC 55 (eso0914), NGC 253 (eso1025, eso0902) e NGC 7793 (eso0914). A maior parte das galáxias apresenta sempre alguma peculiaridade, mas a NGC 300 parece ser completamente normal, o que a torna no exemplo ideal para os astrônomos estudarem a estrutura e o conteúdo de galáxias espirais como a nossa.
A imagem obtida no Observatório de La Silla, no Chile, é uma composição de várias imagens registradas com um vasto conjunto de diferentes filtros, num total de tempo de exposição de 50 horas. Os dados foram adquiridos durante muitas noites ao longo de vários anos.
O objetivo principal da observação era obter um "censo" das estrelas na galáxia, contando tanto o número como as variedades de estrelas e determinando regiões ou apenas estrelas individuais que necessitem de investigação mais aprofundada.
fonte: Revista Galileu
Sem comentários:
Enviar um comentário