sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Fóssil do maior fémur de dinossauro é descoberto na Espanha


Fóssil de fémur de dinossauro de cerca de dois metros, o maior já descoberto até agora na Europa, estava em Riodeva

Um fóssil de fémur de dinossauro de cerca de dois metros, o maior já descoberto até agora na Europa, foi encontrado numa escavação de Riodeva, perto de Teruel, a leste da Espanha, anunciou nesta sexta-feira a Fundação Dinópolis.

Encarregada da exploração da escavação, a fundação divulgou a localização de um fémur esquerdo de 1,92 metro de extensão junto a uma tíbia de 1,25 metro, além de 15 vértebras.

Os ossos podem ter pertencido a um dinossauro gigante de 40 toneladas e 30 metros de comprimento, o Turiasaurus riodevensis, descoberto pela primeira vez em 2004 na mesma escavação, explicou em um comunicado.

Os novos fósseis, acrescentados aos já encontrados desde 2004, vão permitir reconstruir o conjunto do esqueleto do mastodonte que viveu 145 milhões de anos atrás.

O anúncio chega duas semanas depois da descoberta na mesma região da Espanha de um novo tipo de dinossauro com corcunda e provavelmente dotado de "proto-plumas" nos antebraços (filamentos rígidos considerados predecessores das plumas), o Concavenator corcovatus.

Este último fóssil praticamente completo e único no mundo de um dinossauro carnívoro de 6 metros de comprimento foi descoberto na escavação de Los Hoyos, perto de Cuenca, também a leste da Espanha, por investigadores da Universidad Autônoma de Madri, que publicaram sua descoberta na revista "Nature" em 8 de Setembro.

fonte: Folha.com

Sem comentários:

Enviar um comentário