terça-feira, 21 de setembro de 2010

Europa prepara-se para enviar robô para a Lua em 2018


Proposta de robô lunar a utilizar na missão 

Agência Espacial Europeia (ESA) atribuiu na semana passada à alemã EADS Astrium a concepção de um módulo que será enviado para a Lua, em 2018, a fim de explorar o Pólo Sul lunar e preparar futuras aterragens humanas.

De acordo com a ESA, este contrato com a EADS – orçado em 6,4 milhões de euros e assinado na semana passada – lança uma missão que pretende preparar futuras incursões de astronautas. “A região pode ser a localização para futuros exploradores humanos porque oferece luz do Sol quase de forma permanente, essencial para o abastecimento energético”, explica a ESA, em comunicado.

A fase que agora começa, chamada “Fase-B1” e que terminará em 2012, vai desenvolver e testar tecnologias, algumas pela primeira vez. A ESA explica que será analisada em detalhe a informação topográfica mais recente do Pólo Sul, a fim de encontrar os locais possíveis para a aterragem. Depois será concebido o robô, nomeadamente os seus sistemas de propulsão e navegação.

O robô, com cerca de 800 quilos, deverá ser capaz de aterrar numa região cheia de crateras e elevações. Depois deverá libertar um pequeno veículo que se vai deslocar pela superfície lunar.

Simonetta Di Pippo, directora dos voos tripulados na ESA, explicou à BBC online que a prioridade científica desta missão será a futura exploração da região pelo ser humano. “Vamos procurar minerais e água no solo para saber se podemos preparar uma presença sustentável na superfície da Lua”, acrescentou.

A proposta com o custo total da missão terá de ser submetida à apreciação dos ministros da Ciência europeus em 2012. Se os decisores políticos gostarem do conceito e decidirem financiá-lo, o robô poderá ser lançado a bordo de um vaivém Soiuz antes do final desta década, avança a BBC.

fonte: Público


fonte do video: Exame Informática

Sem comentários:

Enviar um comentário