sábado, 25 de setembro de 2010

Empresa lusa fornece software a satélites da UE

A empresa tecnológica portuguesa "Critical Software" está a fornecer software para os satélites do programa da União Europeia de Observação da Terra e Monitorização Global do Ambiente e da Segurança - Sentinelas, tendo assinado um contrato de quatro milhões de euros.


Uma reprodução do Sentinel 3

Os satélites Sentinel são uma das peças essenciais da componente espacial da GMES que está a ser desenvolvida sob a supervisão da Agência Espacial Europeia, tendo em vista obter dados que permitam analisar as mudanças do planeta e do clima, o papel desempenhado pela actividades humanas nessas mudanças e como essas alterações vão mudar os hábitos diários das pessoas.

Fonte da empresa adiantou à Lusa que os contratos para o fornecimento do software para aqueles satélites estão avaliados em cerca de quatro milhões de euros e que mais de 30 engenheiros da Critical Software são envolvidos nos diferentes estágios de desenvolvimento do programa, com a duração prevista de dois anos.

A componente espacial da GMES é composta por cinco tipos de novos satélites, chamados Sentinelas, que estão a ser desenvolvidos pela Agência Espacial Europeia, com missões que incluem a recolha de imagens por terra, mar e monitorização da atmosfera.

As três primeiras Sentinelas estão actualmente a ser desenvolvidas, estando o lançamento da Sentinel-1 programado para o final de 2012 e o Sentinel-1b uns anos mais tarde.

O objectivo da missão do Sentinel-2 é a cobertura sistemática da superfície terrestre do planeta, para produzir imagens livres de nuvens sobre a Europa, e deverá ser lançado para o espaço no final de 2012.

O Sentinel-3, cuja missão visa determinar a topografia da superfície do mar, a temperatura da superfície da terra, deverá ser lançado em 2013.

"Fomos escolhidos, entre uma concorrência cerrada, pela nossa capacidade técnica e de gestão, apoiados por um sistema de gestão da qualidade certificado para operar", afirmou Bruno Carvalho, director de novos negócios da empresa.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário