A astronauta americana Tracy Caldwell Dyson é transportada minutos após pousar sem problemas a bordo da cápsula da Soyuz
Cápsula da nave Soyuz TMA-18
Após um adiamente por falha, a cápsula da nave Soyuz TMA-18, com os russos Aleksandr Skvortsov, Mikhail Kornienko e a americana Tracy Caldwell-Dyson a bordo, aterrou neste sábado sem contratempos nas estepes do Cazaquistão, informou o Centro do Controle de Voos (CCVE) da Rússia.
"A aterragem decorreu de acordo com o programado. Segundo os primeiros dados, os tripulantes (da Soyuz) estão bem", disse um porta-voz do CCVE, citado pela agência russa Interfax.
A cápsula chegou à Terra, como estava previsto, às 2h23 (horário de Brasília), numa região no sudeste da cidade cazaque de Arkalyk, onde esperavam as equipes de resgate.
Seus três tripulantes permaneceram no espaço um total de 176 dias, um a mais que o previsto, devido a uma falha técnica que obrigou a adiar em 24 horas seu regresso à Terra.
Na sexta-feira, um falso alarme fez com que a primeira manobra de desengate da Soyuz da ISS fosse cancelada, no primeiro incidente como esse na história da exploração da plataforma orbital.
A agência espacial russa, Roscosmos, informou que um dos alarmes indicava falta de hermetismo da nave Soyuz, o que foi descartado depois de rigorosas revisões.
fonte: Terra
Sem comentários:
Enviar um comentário